Rede Lopes

Estamos conectados ao maior banco de imóveis compartilhado da América Latina.

Dez razões para amar Moema

São Paulo, 15 de outubro de 2020

As ruas planas e arborizadas com nomes de pássaros ou inspirados em línguas indígenas são perfeitas para caminhar ou andar de bicicleta. As opções gastronômicas são variadas e muito bem recomendadas. A localização é perfeita, com fácil acesso a grandes avenidas que ligam o bairro a diversos pontos da cidade. Conheça esses e mais sete motivos para morar em Moema, um bairro que reúne como poucos tudo o que moradores exigentes procuram.

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

 

1. Atrações turísticas

Os pontos históricos ou turísticos do bairro podem não ter o magnetismo de uma Torre Eiffel, mas têm o seu charme. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida é um deles. Foi construída em 1933 por Raul Loureiro e Dona Antonieta, devotos da santa que protegia os soldados da Revolução Constitucionalista de 32. A praça da igreja acolhe a Feira da Arte de Moema, que tem uma barraca de comida africana elogiada. Já a Rua Normandia tem um afluxo turístico sazonal: o capricho, criatividade e profusão das luzes e da decoração natalina conquistaram fãs de toda a cidade.

2. Restaurantes

Hambúrgueres especiais, comida mexicana, peruana, alemã e japonesa. Fazer um roteiro gastronômico em Moema é uma tarefa difícil, tamanha a qualidade e variedade. Mas com certeza dois são imperdíveis. O Le Tuscani, de culinária mediterrânea, oferece ambiente elegante e aconchegante, com iluminação suave que cria ambiente intimista. É famoso pelo boeuf bourguignon e pelos risotos. Tem atrações especiais, como o almoço na adega, aos sábados e domingos, com menu que inclui entrada, prato principal e sobremesa. O Café Journal, também intimista e acolhedor, com suas paredes de tijolos à vista e decoração harmônica, é outra grande opção no bairro. A culinária contemporânea é diversificada e autoral, e quem gosta de vinhos conta com uma carta com mais de 8 mil rótulos. A paleta de cordeiro assada com vegetais é um dos pontos altos do menu.

3. Bares e clubes

Botecos com petiscos premiados e clubes com música ao vivo de primeira qualidade: sair à noite, em Moema, é um prato cheio para o paladar e os ouvidos. No quesito botecos, a boa pedida é o Bar do Juarez, célebre pela picanha no réchaud. Mas é no segmento música ao vivo que Moema brilha em uma constelação cheia de estrelas. Parece inacreditável, mas o Bourbon Street Music Club já recebeu em seu palco nomes como Nina Simone, B.B. King, Ray Charles, Winton Marsalis e Pat Metheny. Não à toa, é considerado o melhor bar com música ao vivo do Brasil.

4. Valorização

Moema está localizada na Zona Sul de São Paulo, região que concentra os principais bairros nobres, uma vez que abriga o eixo financeiro da cidade. As qualidades da região, que é bem localizada e oferece excelentes opções de comércio, lazer e serviços, acabam criando um círculo virtuoso de valorização. Tem a melhor infraestrutura, por isso recebe mais empreendimentos imobiliários, que por sua vez trazem mais melhorias urbanas. Uma pesquisa revelou que o bairro está entre os cinco com maior aumento dos preços médios de aluguel em 2019. No longo prazo, as perspectivas são ainda melhores: o novo Plano Diretor prevê um up-grade na Avenida Ibirapuera, nas áreas verdes, na circulação de ciclistas e no sistema de transporte público.

5. Áreas verdes e lazer

Com nomes de pássaros e de tribos indígenas, as ruas do bairro são planas, arborizadas e agradáveis para uma caminhada. E quem prefere bicicleta não fica para trás: Moema foi a primeira região da cidade a ter ciclofaixa e hoje tem rotas para ciclistas nas avenidas Iraí, Aratãs, Pavão e Rouxinol. A bicicleta, aliás, pode ser uma boa forma e visitar os parques próximos: do Povo, das Bicicletas e Ibirapuera. O bairro também oferece aos moradores a comodidade de dois clubes tradicionais: o Sírio, reconhecido pela excelência nos esportes, e o Atlético Monte Líbano, que já teve um destacado time de basquete.

6. Localização privilegiada

É muito fácil chegar ou sair de Moema: quem está na Praça da Sé, por exemplo, só tem de transitar pela Avenida 23 de Maio. O bairro tem fácil acesso por grandes avenidas como República do Líbano, Indianópolis, Moreira Guimarães, dos Bandeirantes, Santo Amaro e Hélio Pellegrino. Também fica próximo ao Aeroporto de Congonhas, tem muitas linhas de ônibus circulando e uma estação de Metrô na linha Lilás, que se integra às linhas 1 Azul e 2 Verde.

7. Qualidade de vida

Com um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,961, Moema também é destaque em longevidade. O Mapa da Desigualdade, divulgado pela Rede Nossa São Paulo em 2019, mostra que a expectativa de vida no bairro é de 80,6 anos, quase a mesma da Alemanha e da Dinamarca, que alcançam 81 anos.

8. Comércio

Quem gosta de ir ao shopping center está muito bem servido; e quem prefere flanar pelas ruas, curtindo a paisagem e observando vitrines, também. O shopping Ibirapuera, com suas mais de 400 lojas, valorizou a região e é um importante centro de compras da cidade. E o comércio de rua não fica atrás. Tem opções chiques, como a Bo.Bô, outlets de marcas como Jogê, Lacoste e Uncle K., a grande magazine de decoração Tok Stok, várias lojas de vestuário e espaços tranquilos como a Livraria da Vila.

9. Boas escolas

A oferta de escolas no bairro é capaz de agradar aos pais e estudantes mais exigentes. Instituições de ensino como a Waldorf, baseada na antroposofia, criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, Aubrick, Augusto Laranja, Vértice e Móbile propõem as mais diversas orientações pedagógicas, desde o ensino tradicional até o construtivismo.

10. Segurança

Com dois batalhões da Polícia Militar nas proximidades, Moema tem um baixo índice de criminalidade também por outros motivos. O fato de não ser um bairro de passagem para outras regiões acaba traduzindo-se em mais segurança, uma vez que só circulam em suas ruas pessoas que moram ou trabalham nelas.



Posts recentes

Experiências únicas na França

Com a recente abertura das fronteiras francesas a brasileiros vacinados com imunizantes aprovados na Europa, os turistas podem começar a retomar planos de viagens para o país. A marca de turismo de luxo Passion Collection (www.passioncollection.com.br) é de grande ajuda na formatação de roteiros seguros e recheados de experiências premium: os viajantes podem fazer seu […]

Leia Mais
Mercado Imobiliário pós pandemia: a relação com o lar mudou, mas o que de fato vai permanecer?

O estudo “A nova relação das famílias com a casa e com o imóvel de desejo”, realizado pela Brain, mostra as relações atuais com o imóvel, os cômodos mais utilizados e a mudança nas preferências.

Leia Mais