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Ferrari apresenta supermotor

São Paulo, 9 de junho de 2021

A montadora italiana Ferrari é mestre em criar carros cada vez mais exclusivos e potentes que viram objeto do desejo de quem pode pagar seus altíssimos preços. Recentemente, foi a vez dos modelos 812 Competizione (Cupê) e Competizione A (targa), que serão colocados à venda em edições limitadas prontas para tirar a 812 Superfast dos holofotes.

Serão os modelos de rua mais potentes da história da fábrica de Maranello, ainda mais poderosos que o premiado V12, que tinha 800 cavalos. Graças a reformulações, como o mecanismo de sincronização da válvula e o sistema de escapamento, o motor ganhou 41 cavalos a mais em relação ao Superfast e teve uma diminuição de 2,6 kgfm no torque, que é de 70,5 kgfm. A potência total começa em 9.250 rpm, mas o motor de 12 cilindros é capaz de ser acelerado a até 9.500 rpm. A transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas foi recalibrada para reduzir os tempos de troca em 5%.

Além de aumentar a potência de seu propulsor já extremamente forte, a Ferrari equipou esses modelos com recursos opcionais para reduzir o peso: o cupê soma apenas 1.487 quilos antes de adicionar os fluidos. Atinge 100km/h em 2,85 segundos, e tem velocidade máxima de 340km/h.

Esteticamente, a Competizione também foi reformulada para garantir maior agilidade, e a aerodinâmica adaptada para reproduzir atualizações dos carros de Fórmula 1 da década passada.
Isso inclui a retirada das tomadas de ar sobre os faróis e modificações na traseira, que ganhou um para-choque com novas tomadas de ar e difusores. Essas mudanças tiveram como objetivo garantir maior força aerodinâmica, melhor refrigeração para o motor e freios e mais leveza ao modelo.

Os dois novos modelos foram apresentados no novo GT Sporting Activities Department no Circuito de Fiorano, pista da Ferrari usada para teste e desenvolvimento de carros. A montadora ainda não revelou preços nem a data precisa de lançamento dos Competizione, mas bons entendedores sabem que a tendência é de que os valores sejam extremamente altos.

No visual, a Competizione traz um pacote aerodinâmico exclusivo, que inclui a retirada das tomadas de ar sobre os faróis, além da adoção de uma traseira completamente renovada, marcada por um para-choque com nova tomadas de ar e difusores redesenhados.

O objetivo foi garantir a geração de mais força aerodinâmica, além de uma refrigeração mais eficiente para o motor e sistema de freios, também exclusivo para o modelo, além de deixar o modelo 38% mais leve, com a adoção mais extensiva de fibra de carbono no interior e exterior e até nas rodas de 20″.
reprojetos de vários dos principais componentes do motor, como o mecanismo de sincronização da válvula e o sistema de escapamento, bem como o uso de materiais de última geração.

A Ferrari 812 Superfast impressionou os fãs da marca italiana em 2017, com o seu motor de 800 cv. Mas a Casa de Maranello resolveu dar um passo além e revelou recentemente os modelos 812 Competizione e Competizione A (cupê e targa, respectivamente), modelos de edição limitada que chegam para roubar da Superfast o posto de modelo de rua mais potente da história da empresa.
Partindo do motor 6.5 V12 da 812 Superfast, a Ferrari conseguiu extrair 30 cv adicionais. Pode parecer um ganho modesto, mais foi feito mantendo a aspiração natural, em um motor que já era bem extremo.

A faixa vermelha do conta giros subiu de 9.000 rpm para 9.500 rpm com a adoção de novos componentes como pistões com bielas de titânio e pinos com revestimento de carbono tipo diamante, virabrequim rebalanceado, novos comandos de válvulas e cabeçote reprojetado, além de alterações no sistema de lubrificação, refrigeração e alimentação de combustível.

Nas versões aberta e fechada, o propulsor de 12 cilindros é combinado com um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, que embora mantenha as mesmas relações da Superfast ganhou uma nova programação eletrônica para fazer trocas até 5% mais ágeis. Conjunto que permite ao modelo de rua mais empolgante da Ferrari atingir cerca de 340 km/h e acelerar de 0-100 km/h em 2,85 segundos na Competizione.

Em 21 de abril, o mundo teve seu primeiro vislumbre do mais recente carro esportivo da Ferrari por meio de 6 imagens divulgadas pela marca. De acordo com a Ferrari, o carro é baseado no icônico 812 Superfast, mas redesenhado para levar o desempenho a novos patamares. Combinando um projeto arquitetônico revisado com a última iteração de seu aclamado motor V12, este modelo é supostamente o epítome dos mais de 70 anos de experiência da Ferrari na construção de carros para os circuitos de corrida do mundo, combinando desempenho, forma e função.

No coração deste carro ainda sem nome, como em qualquer Ferrari, está um motor potente que acende algo primordial no homem e na máquina. Para dar vida a este novo carro, a Ferrari usou o já poderoso motor V12 de 65 ° como ponto de partida e começou a trabalhar atualizando seu design. Seus engenheiros conseguiram elevar a já impressionante saída do V12 para um bestial 830CV, o mais alto de “qualquer motor de carro de estrada da Ferrari”. Essa potência foi alcançada por meio de reprojetos de vários dos principais componentes do motor, como o mecanismo de sincronização da válvula e o sistema de escapamento, bem como o uso de materiais de última geração.



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