Rede Lopes

Estamos conectados ao maior banco de imóveis compartilhado da América Latina.

Os pianos mais desejados do mundo

São Paulo, 24 de junho de 2021

Imagine que você vai receber os amigos ou familiares para um encontro e um pianista famoso – tipo Lang Lang, Billy Joel, Diana Krall, Cole Porter, Arthur Rubinstein, Vladimir Horowitz, Lenny Kravitz e por aí vai – senta-se ao piano para um concerto exclusivo e impecável. Impressionante, não? Essa é a experiência que os pianos Spirio, da Steinway & Sons, oferecem a um seleto público ao redor do mundo.

A fábrica com sede em Nova York produz os instrumentos escolhidos por 97% dos pianistas que tocam nas casas de espetáculo mais conceituadas do planeta. Muitos desses artistas têm suas performances registradas em um estúdio com a mais alta tecnologia, em que cada tecla usada é registrada por sensores capazes de detectar em até mil vezes a força, a velocidade e várias outras características de seu estilo. As gravações alimentam uma extensa biblioteca que reúne as músicas mais sensacionais já compostas.

Os concertos são oferecidos aos compradores do Spirio que, ao acionar um iPad que vem junto com o piano, podem ter a experiência de ouvir as performances na sala de casa. “O piano toca exatamente como o artista, a tecnologia é incrível”, explica Fabio Zimbarg, representante da marca na América do Sul.

Segundo ele, a maioria das casas de concerto usa o modelo de cauda Grand D. Quando a acústica do local é perfeita, como é caso do Carnegie Hall e outras renomadas salas, o som do instrumento não precisar ser amplificado – o que é trabalhoso e complicado. “O Spirio é um piano de alta resolução. Além de tocar sozinho, tem uma saída de alta resolução caso seja necessário ser conectado com o sistema de som ambiente da casa. Isso faz com que grande parte das vendas da Steinway & Sons seja deste modelo, inclusive no Brasil. Realmente é o futuro, o que todos querem.”

Os fãs de música brasileira de alta qualidade terão um cardápio variado na biblioteca do Spirio. As opções vão de composições de Heitor Villa-Lobos a Caetano Veloso, passando por Tom Jobim, Ernesto Nazareth, Milton Nascimento, Zequinha de Abreu, Luiz Bonfá e Sergio Mendes. Os concertistas também fazem parte de uma elite do piano, como Simon Mulligan e Jenny Lin. O menu musical traz, é claro, também os grandes clássicos, como Beethoven e Mozart, além de uma miríade de compositores eruditos; grandes lendas do jazz, novos nomes como Billie Eilish e Lady Gaga, e autores consagrados da música pop.

Fabio Zimbarg lembra que o pianista retratado no filme The Green Book, Oscar de melhor filme, ator e roteiro original, entre outros, Don Chealey, é um dos fãs dos instrumentos Steinway & Sons. “Eles pediram um piano emprestado para as filmagens e ele acabou sendo citado no filme, quando o protagonista recusa-se a tocar se não for com um Steinway”, diz. Nelson Freire, o pianista brasileiro que conquistou fama internacional e já tocou nas maiores casas de concerto do mundo, é outro fã incondicional. “O Steinway é único, dá ao pianista a possibilidade de ser um poeta na mais completa acepção desse termo”, elogia Freire.

Anualmente, a marca soma os concertos de piano nas principais casas de espetáculo do planeta para saber a quantas anda a sua hegemonia junto aos artistas. “Os pianistas escolhem o instrumento para os concertos – o showroom em Nova York tem uma sala com vários modelos – e a Steinway leva o piano, afina e o deixa pronto para a apresentação”, conta Zimbarg. A excelência dos produtos e o cuidado extremo são recompensados com números que variam entre 97% e 98% da preferência desse público-alvo. “Todas as outras marcas brigam por estes outros 2% ou 3%”, diz. No Brasil, casas como Tom Brasil e Theatro Municipal, em São Paulo, entre várias outras, já têm o seu Steinway, assim como vários clientes particulares que fazem questão de ter seu instrumento de alta qualidade em casa. Os preços podem variar de 80 mil a 2,5 milhões de dólares, e o instrumento tem que ser afinado periodicamente.



Posts recentes

Highlights da Casacor

A Casacor São Paulo deste ano celebra o clima de retomada em grande estilo. Considerada o maior evento de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a mostra está em cartaz no Parque Mirante, que ocupa o rooftop, com vista privilegiada para o Pico do Jaraguá, e mais um dos pavimentos do Allianz Parque. […]

Leia Mais
Cozinhas para conviver e compartilhar

Não é novidade que a cozinha é um dos espaços em que mais se repara na hora de buscar um novo imóvel.

Leia Mais